Como ter sucesso ao adquirir um imóvel

Adquirir um imóvel é um dos sonhos de milhares de pessoas e um dos mais importantes que realizamos em nossa vida.

Seja como um investimento, criação de patrimônio, ter um lar para a família, ou a realização de uma conquista pessoal. Essa tarefa exige atenção e cujo o sucesso dependerá de um bom planejamento com metas e compromissos.

Mas, não se preocupe, com as estratégias certas a conquista é muito mais fácil. E nós, vamos revelar tudo que você precisa saber para atingir esse objetivo.

Para que você possa consolidar o planejamento da compra, é necessário conter os ânimos e ter como foco na organização das suas finanças pessoais.

As dicas a seguir são passos importantes que você precisa fazer para ter sucesso na compra do seu imóvel.

Dividimos elas em 2 partes: avaliação pessoal e avaliação do imóvel. Confira:

  • PARTE 1 – AVALIAÇÃO PESSOAL

O primeiro passo é realizar uma avaliação do seu orçamento, economizar e acertar as dívidas.

AVALIE SEU ORÇAMENTO | Com o planejamento financeiro é que se sabe da capacidade de compra e de pagamento do imóvel. Portanto, o primeiro passo é verificar como está seu orçamento. A dica é criar uma planilha para anotar todas as suas receitas e despesas (remuneração mensal, extras, investimentos, gastos com transporte, telefone, alimentação, educação, saúde e demais gastos fixos e essenciais). A seguir, subtraindo o que você gasta do que ganha, o resultado da operação é o montante que servirá para começar a economizar.

CORTE DESPESAS | Para sair de uma situação financeira delicada que dificultará a realização do seu desejo é preciso reverter os seus resultados. Para isso, é certamente necessário cortar despesas. Tenha força de vontade e dedique-se a eliminar primeiro o que é desnecessário ou reduzir despesas como saídas com os amigos, compras supérfluas e optar por atividades de menor custo ou gratuitas entre outras.

POUPE DINHEIRO | Depois de equilibrada as contas e sobrando um dinheiro ao final da cada mês, a sugestão é apostar em investimentos seguros e rentáveis. Esse dinheiro poderá ser aplicado para dar entrada no patrimônio. Se possível, guarde 1/3 de toda a sua receita. Outra dica é sempre negociar descontos. Eles ajudam bastante a economizar e, consequentemente, deixam você mais próximo de sua meta.

ACERTE SUAS DÍVIDAS | Se você está com dívidas atrasadas, faça o que for possível para se livrar dessa situação: corte gastos, procure uma renda extra, venda pertences que não precise mais, etc. Caso seu nome esteja na lista dos inadimplentes, tente retirá-lo o quanto antes, pois não é possível realizar financiamento de uma casa com o nome “sujo”.

  • PARTE 2 – AVALIAÇÃO DO IMÓVEL

O segundo passo é definir o tipo de imóvel que pretende adquirir, conhecer os custos envolvidos e encontrar o imóvel ideal.

DEFINA O TIPO DE IMÓVEL QUE PRETENDE COMPRAR | Diante das possibilidades que há no mercado, primeiramente precisa-se definir a faixa de preço do imóvel que deseja comprar e o tipo de imóvel, se deseja em loteamento aberto ou condomínio fechado. Além disso, é importante avaliar se desejar financiar aquisição do lote com a casa para não ter dor de cabeça com construção ou se adquirirá apenas o lote e fará a construção por conta própria posteriormente.

SAIBA SEU LIMITE DE FINANCIAMENTO BANCÁRIO | Imagine a seguinte situação: você passa meses procurando um imóvel, encontra um que lhe agrada, assina o compromisso de compra e venda, mas, quando vai para o processo de financiamento fechar o negócio, descobre que não conseguirá o montante que desejava. Vai tudo por água abaixo. Para evitar a frustração, o melhor é saber quanto consegue financiar antes de definir o imóvel para fechar o negócio. Converse com um Corretor especializado e saiba mais.

CONHEÇA DETALHES DO IMÓVEL | A compra do imóvel é um investimento do dinheiro que você reservou. Portanto, tudo que agregar valor ao patrimônio é bem-vindo. Conheça a infraestrutura do bairro ou condomínio, se a área construída atende seu projeto de vida, a localização em relação a sua rotina e proximidade com supermercados, escolas, universidades, hospitais, serviços públicos e outros.

VERIFIQUE A PROPRIETÁRIA | Independente de imóvel na planta, novo ou usado, não se esqueça de certificar-se da credibilidade da empresa imobiliária, incorporadora e/ou construtora. Procure informações, faça pesquisas e tenha certeza da situação regular do imóvel, pergunte e busque informações sobre a documentação, evitando dores de cabeça e permitindo que adquira o imóvel de forma segura e dentro da lei.

Agora você conferiu as principais etapas para um bom planejamento e incio da caminhada em busca da concretização de um dos seus sonhos. Conte com a assessoria de uma imobiliária experiente para ajudá-lo a alcançar essa meta.

Fale com um Corretor Online agora mesmo, conheça os imóveis e veja o imóvel ideal para você!

Por Kelvin Pinho, com informações de imovelweb e movingimoveis. Revisão Roberto Leite. Imagem: Pixbay

Tags:

Comentários

Leia também

Como ter sucesso ao adquirir um imóvel

Leia mais

Porque a Casa em Condomínio Fechado é sua melhor opção?

Leia mais

09 benefícios que apenas nossos clientes possuem

Leia mais