4 desvantagens sobre morar de aluguel que nunca te contaram

Desde pequenos, somos ensinados que para termos um bom futuro, precisamos realizar certos sonhos: adquirir estabilidade financeira, um transporte que se adeque às necessidades, uma família e a tão sonhada casa própria.

A busca por um lugar para chamar de seu e a falta de planejamento acaba fazendo muitos irem morar de aluguel. Porém, existem inúmeras desvantagens deste tipo de moradia e a IPÊ separou as 4 principais desvantagens sobre morar de aluguel.

1º PERDA DE PATRIMÔNIO

O dinheiro utilizado para pagar o aluguel nunca mais voltará para suas mãos, pois o imóvel não é seu, diferentemente do financiamento em que o investimento pode voltar para a sua carteira. E, apesar de serem muitas parcelas, no final você estará com o imóvel somente seu e poderá fazer o que desejar – até mesmo fazer mais dinheiro através da venda já que é um bem que valoriza.

2º NÃO POSSUI ESTABILIDADE DE MORADIA

Geralmente os contratos duram apenas um ano e o locador pode, ao final, pedir o imóvel, gerando transtornos para você e fazendo-se necessário passar pelo processo de busca por moradia e mudança novamente.

3º SUJEITO A AUMENTO NO ALUGUEL

Todo mês, uma parte do seu salário está sujeito ao valor do aluguel e, no final do contrato, o locador pode aumentar esse valor, pesando ainda mais no seu bolso. Geralmente, em épocas de crise, os valores tendem a ficar mais abusivos. Já em um financiamento você pode ter parcelas que diminuem todos os meses.

4º NÃO PODE FAZER MUDANÇAS ESTRUTURAIS

Uma das melhores coisas ao adquirir um imóvel próprio é transformá-lo para se adequar aos gostos e às necessidades pessoais, entretanto, raramente o locador permite a execução de tais mudanças. Com uma casa própria, você pode planejá-la da maneira que sonha.

Enfim, poderíamos falar de várias outras desvantagens, mas para quem não deseja morar de aluguel uma solução é realizar uma simulação do financiamento para verificar o valor da parcela, diminuir custos e gastos desnecessários e iniciar o planejamento para financiar seu imóvel, visto que esta é a melhor opção para quem deseja ter seu imóvel de maneira mais rápida.

Converse com um corretor especialista e saiba mais.

Possui alguma dúvida? Deixe seu comentário. Compartilhe este post com seus amigos e familiares.

Por Samuel Cruz e Kelvin Pinho. Com informações da UCI.

Comentários

Leia também

Como ter sucesso ao adquirir um imóvel

Leia mais

Porque a Casa em Condomínio Fechado é sua melhor opção?

Leia mais

09 benefícios que apenas nossos clientes possuem

Leia mais